domingo, 24 de maio de 2009

Um suspiro de alívio em meio ao caos

Frequentemente (miss you, trema), eu tenho uma vontade doida de sair do Rio. É o tempo todo aquele estado de alerta, o medo de ser assaltada, de levar um boa noite Cinderela na noite, do homem que tá me encarando no ônibus, de apanhar quando saio da faculdade em dia de jogo no Maracanã, entre outras insanidades que nem deveriam passar pela cabeça de uma cidadã em situações normais. Cansa.
.
Por outro lado, tem havido algo que alivia o meu mau humor - e olha que eu viro o incrível Hulk quando me emputeço - e amansa a minha ira: o pipocar de programas culturais gratuitos ou que custam quase nada pela cidade. São exposições, shows, peças de teatro, cursos, debates, eventos de cinema e mais um monte de coisa legal. Pra descobrir o que está rolando, nem é um bicho de sete cabeças: basta ficar ligado nos sites de jornais, revistas e centros culturais. Muito felizmente, também é cada vez mais comum a prática de criar listas-amigas de descontos pras casas noturnas e ingressos camaradas em algumas casas de espetáculos.
.
Ainda tem muita coisa absurda rolando por aí, peças, baladas e shows mais caros que rim no mercado negro, mas só o fato de haver rotas de fuga aos abusos já é um alívio. Tá certo que produtores, proprietários de espaços e artistas precisam colocar comida na mesa, mas vamos segurar a ganância e pensar que nem todo mundo pode bancar patê de foie gras, né, minha gente? Não é melhor receber um público mais numeroso e variado que virar um quadro lindo e valioso de coleção particular, acessível só pros poucos integrantes do clubinho?
.
Hoje fiquei sabendo que em junho teremos a nossa virada cultural, seguindo o exemplo de São Paulo. Prevista para rolar dos dias 5 a 7 e se estender pelos quatro cantos da cidade, o evento promete trazer atrações pra todos os gostos. Só espero que a organização seja cuidadosa o bastante pra evitar muvucas e outros poréns geralmente vistos nos eventos de grande porte. Reza a lenda que Marina Lima, Moska e Alceu Valença vão estar lá, então já fiquei com palpitações torcendo pra ser verdade. \o/
.
Seguem abaixo alguns sites que eu costumo visitar nas minhas rondas virtuais (dicas adicionais serão muitíssimo bem vindas):
.
* CCBB
* MAM

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu serviço de utilidade pública. Valeu. Bjus. Manoel.