sábado, 13 de dezembro de 2008

"Cuidado: cenas fortes"

Tá certo que o homem era uma figura execrada pela opinião pública, já que bater em mulher, quebrar motel e ainda por cima encher a cara de pó não tão com nada, mas convenhamos: todo mundo merece um mínimo de dignidade. O Dia postou hoje, em seu site, um vídeo com imagens de Marcelo Silva (ex de Suzana Vieira e bafafá do ano) na garagem em que foi encontrado morto na 5ª feira. Pegou mal. 

De acordo com o código de ética dos jornalistas brasileiros, os profissionais devem basear seu trabalho no interesse público, respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão e não podem divulgar informações de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos. 

A questão do interesse público tem estado um tanto controversa nos últimos tempos, já que a vida pessoal das "celebridades" tem sido tratada como entretenimento (como, aliás, já vinha ocorrendo desde o começo do envolvimento do casal), mas há que se diferenciar interesse público da curiosidade pública. Nesse caso, não havia ganho social nenhum que justificasse a veiculação do vídeo, houve foi desprezo pelo bom jornalismo e exercício da baixaria.

Nenhum comentário: