sábado, 7 de fevereiro de 2009

Nostalgia televisiva

Nos idos da minha adolescência (lá pela era Mesozoica), eu via muito a MTV. Podia estar acontecendo o apocalipse lá fora que eu não perdia "Top 20 Brasil", "Piores Clipes do Mundo", "Beavis & Butt-head", "South Park" e as vinhetas de "Garoto Enxaqueca" por nada. Apesar desses me trazerem doces lembranças, o programa de que eu mais sinto falta é um desenho animado chamado "Daria". A personagem-título começou aparecendo em alguns episódios de "Beavis & Butt-head" e, um tempo depois, acabou ganhando um seriado só pra ela. Quando tocava o trechinho de "You're Standing on My Neck" na abertura, era certeza de rir pra cacete com o sarcasmo da moça.

Sempre usando coturno e óculos fundo-de-garrafa, Daria Morgendorffer era a ironia em pessoa. A cada episódio curtinho, a menina soltava uma meia dúzia de comentários ácidos sobre a hierarquia social da escola - com aquela típica divisão entre populares e losers que a gente vê nos filmes americanos -, a superficialidade dos colegas, os costumes familiares, a cultura pop (logo no canal mais pop do mundo) e os dilemas da adolescência.

O componente bizarro da minha nostalgia é que parece que só eu assistia ao programa. Já perguntei pra um monte de gente sobre o seriado e nada de achar alguém que conheça. Uma tristeza, nem dá pra perguntar "cara, cê lembra daquele episódio?" porque ninguém sabe do que se trata. Não é como com os clássicos da Sessão da Tarde, do Cinema em Casa ou dos episódios do Chapolin, que sempre tem alguém com quem dividir. Outro dia, por exemplo, joguei na roda  "Enchente - Quem Salvará Nossos Filhos?" e encontrei um companheiro igualmente saudoso do filme que tanto entreteve minhas tardes ociosas. Deve ter sido pela baixa audiência que a MTV exibiu "Daria" tão pouco tempo por aqui, depois de me viciar na bendita, à la SBT. Perversos!

Pra matar um pouco da saudade... 

Nenhum comentário: